TECNOLOGIA – ELETROLUX DESIGN LAB 2010: “THE 2nd SPACE AGE”

2 09 2010

A Eletrolux Design Lab é um concurso anual aberto para estudantes de design industrial do mundo todo, que são convidados a apresentar ideias inovadoras para eletrodomésticos do futuro. O tema do concurso deste ano é “The 2nd Space Age” (algo como A Segunda Era do Espaço) e, levando em conta o aumento intenso de urbanização dos últimos anos (a tendência é que em 2050 74% da população viva em cidades) e a preocupação com o meio ambiente, os 8 finalistas do concurso fizeram produtos de ficar de queixo caído.

Confira este vídeo que mostra como pode ser nossa vida em 2050:

E AQUI ESTÃO OS 8 FINALISTAS:

1. The Kitchen Hideaway, Daniel Dobrogorsky – Austrália

Já é meio dia e você ainda não comeu nada? Está com aquela fome e já imaginando como seria seu almoço perfeito? Neste momento você deve usar o Kitchen Kideaway, um capacete que capta o que você está imaginando na sua “cozinha virtual” e envia para uma cozinha real, com robôs que produzem exatamente aquilo que você imaginou e levam até a sua casa.

2. Snail, Peter Alwi – Índia

É um micro sistema de aquecimento. O Snail tem uma configuração que detecta o tipo de alimento que você deseja aquecer e, imediatamente, ajusta suas configurações (tempo e temperatura) de acordo com o tipo de alimento. Bem mais prático, fácil e exato do que um microondas.

3. Elements Modular Kitchen, Matthew Gilbride – EUA

Esta cozinha do futuro é, na verdade, uma espécie de parede cheia de tecnologias como ar-condicionado, iluminação e módulos que são aparelhos de cozinha. Assim, você pode escolher os módulos que são mais adequados para a sua casa. Cada unidade funciona de forma independente, mas pode também trabalhar em conjunto através do sistema wireless.

4. Bio Robot Refrigerator, Yuriy Dmitriev – Rússia

Já imaginou uma geladeira sem porta? É eu também achava que não funcionaria, mas a Bio Refrigerator Robot apresenta um novo conceito tecnológico em que os alimentos são resfriados através da iluminação. Isso mesmo, ela possuí um gel (que não gruda e não é úmido) com biopolímeros que resfriam os alimentos individualmente a sua temperatura ideal. Além disso, pode ter vários tamanhos, sendo útil para todos os tipos e tamanhos de apartamentos.

5. Clean Closet, Michael Edenius – Suécia

No futuro, todo aquele trabalho que você tem de colocar roupas sujas em um cesto, tirá-las e colocá-las na máquina de lavar não vai existir mais. Tudo o que você precisa fazer é pendurar suas roupas no Clean Closet, um armário que limpa suas roupas sem necessidade de utilizar água. Ou seja, o Clean Closet tem uma tecnologia quatro em um: um cesto de roupas, uma máquina de lavar, uma máquina de secar e um armário em um mesmo produto.

6. Dismount Washer, Lichen Guo – China

Ideal para quem vai frequentemente em lavanderias coletivas, o Dismount Washer é uma máquina de lavar roupa portátil. Basta ser colocada em um “bastão de energia” que, usando um vapor de alta pressão, limpa suas roupas fácil e rapidamente.

7. External Refrigerator, Nicolas Hubert – França

Esta geladeira super diferenciada é especial para ser instalada ao ar livre, como na varanda por exemplo. Foi projetada para aproveitar as mudanças do tempo: no inverno, as temperaturas baixas fazem com que a geladeira consuma menos energia e, no verão, ela utiliza painéis solares que captam energia solar.

8. Eco Cleaner, Ahi Andy Mohsen – Irã

A Eco Cleaner é uma máquina de lavar louça portátil que utiliza ondas ultra-sônicas para ionizar os alimentos e transformá-los em lixo reutilizável. Foi projetado com base em dados que provam a porcentagem de pessoas que morar sozinhas ou com famílias pequenas cresce cada vez mais.

fonte: yankodesign.com e electroluxdesignlab.com

Como vocês acham que será a suas casas em 2050?

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: